sexta-feira, 1 de junho de 2012

Revolução Industrial
Tudo começou na Inglaterra, a partir do século XVIII, isso porque este país tinha vários pontos a seu favor: possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo e esta era a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas a vapor, possuíam grandes reservas de minério de ferro, principal matéria-prima utilizada neste período, outro fator que favoreceu a Inglaterra foi a grande quantidade de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas além do fato da burguesia ter na época capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados.
         Primeiramente todos esperavam e achavam que a criação de fábricas seria uma grande solução, pois assim teriam um salário renumerado. Iludidos com isso, deixaram seus trabalhos manuais para começaram a trabalhar em fábricas.
         Foi quando as primeiras fábricas de tecelagem surgiram substituindo o trabalho dos artesões que antes trabalhavam em suas casas, na hora que queriam produziam algo que era seu. Porém quando começaram a trabalhar em fábricas, tinham que cumprir um horário onde na maior parte das vezes era de 14 a 16 horas de trabalho diário. E o produto que faziam não era mais seu, pois seu trabalho era para os outros.
Como as condições de trabalho eram péssimas, os trabalhadores iludidos começaram a sofrer com problemas psicológicos. Com isso começaram as ser criadas os primeiros centros psicológicos, pois cada vez mais os trabalhadores estavam com surtos pelo fato de estarem ‘programados’ pelo trabalho.
          Com isso vejo que a partir dessa época onde o ser humano começa a ser trocado por máquinas e mais tarde robôs que fazem o seu trabalho só trouxe transtornos para todos em si. Pois antes, o que você produzia era seu, você fazia o seu horário, tinha uma vida! Além das grandes taxas de desemprego que isso traz os problemas psicológicos que vem através do estresse diário de horas e preocupações do trabalho que na maior parte das vezes acabam com as nossas vidas, pois não temos tempo para mais nada, somente para trabalhar!



Paula Brandão- 203

Nenhum comentário:

Postar um comentário