quinta-feira, 26 de abril de 2012

     A reforma protestante começou antes mesmo de Lutero, o renascimento, o surgimento da burguesia, o nacionalismo. Todos esses fatores antes mesmo de Martin já estavam levando a sociedade para o caminho da reforma.
No começo do século XV foi onde o mundo começou a mudar e começou a  deixar de ter um pensamento teocêntrico e ter um pensamento mais racional.
     No filme 'O nome da Rosa' podemos ver que a igreja era o centro de tudo e que todos os fatos que aconteciam existia uma explicação ou intervenção divina. A história do filme se passa no mosteiro onde coisas que eram ditas sobrenaturais estavam acontecendo, monges morriam do nada. Então chamaram um frade franciscano para desvendar o mistério. Mas na verdade o mistério estava na biblioteca que mantinha a obra de Aristóteles A Poética, pois o livro fala sobre o riso então não seriam aceitas no consenso pela igreja Católica da idade média.
      Nesta época que se passa o filme a igreja cobrava pelo perdão dos pecados, um fato que ocasiono a revolta de muitos católicos que não concordavam com o que era feito. A partir  de então começando por Lutero começou a reforma, trazendo novas religiões com concepções que mostravam que a finalidade da igreja não era pegar dinheiro, explorar os seus fiéis, mas sim falar da palavra de Deus!

Paula Brandão, Francielly Klassmann 203.

Nenhum comentário:

Postar um comentário