quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Trabalho de Filosofia

A Verdade é Relativa?
(Um diálogo entre Sócrates e Protágoras)

Protágoras: A verdade é relativa. É somente uma questão de opinião.
Sócrates: Você quer dizer que a verdade é mera opinião subjetiva?
Protágoras: Exatamente. O que é verdade para você, é verdade para você, e o que é verdade para mim, é verdade para mim. A verdade é subjetiva.
Sócrates: Você quer dizer realmente isso? Que minha opinião é verdadeira em virtude de ser minha opinião?
Protágoras: Sem dúvida!
Sócrates: Minha opinião é: A verdade é absoluta, não opinião, e que você, Sr. Protágoras, está absolutamente em erro. Visto que é minha opinião, então você deve conceder que ela é verdadeira segundo a sua filosofia.
Protágoras: Você está absolutamente correto, Sócrates.

A verdade em diálogo.
Toda a verdade humana é a verdade de um diálogo. (...) Aquele que imagina estar falando sozinho e pronunciar no absoluto uma palavra definitiva, engana-se sobre si próprio e sobre a verdade. (...) O dialogo do professor e do aluno situa-se no seio do imenso horizonte da cultura humana. (...) O encontro e o diálogo supõem um espaço saturado de presenças que fornecem referencias comuns. (...)
A verdade das verdades, justificação última de toda atividade de ensino, é a verdade de uma comunidade; talvez até, no dialogo do professor com o aluno, se trate de cada vez, se trate sempre, da própria essência da condição humana. A verdade do dialogo é, portanto, uma verdade que ultrapassa o diálogo.

(Adaptado de: GUSDORF, Georges. Professores para que? Lisboa, Moraes, 1970. pág.203-11.)

1) Qual a característica da verdade humana?
2) Como se situa o dialogo do professor e do aluno?
3) Qual é a verdade das verdades?

5 comentários:

  1. 1)A verdade é relativa de pessoa para pessoa.
    2)Situa-se em nossos pensamentos,em falar o que pensamos,criando nosso senso critico.
    3)A verdade justifica o ensino. Ultrapassa o diálogo.
    Francielly e Paula

    ResponderExcluir
  2. Ou tudo é verdade, ou tudo é mentira, mas o fato de tal coisa não ser verdade significa de que o mesmo é mentira?
    A verdade certamente é questão de opinião, cada um tem sua opinião cada um tem sua verdade e se cada verdade é verdade absoluta para cada ser e se cada verdade é diferente pra cada um de nós então a verdade sublime não existe?
    Tudo é verdade, pra mim tudo é verdade, essa é minha opinião, eu estou certa?
    Para você nem tudo é verdade, essa e sua opinião e sua verdade, você esta certo?
    Todos estamos certos, pois cada um tem uma verdade certo? Mas se nossas verdades são diferentes logo nem uma delas é verdade?

    ResponderExcluir
  3. (1) A verdade é absoluta,o que é relativo são nossas opiniões,pois cada indivíduo teu a sua opinião e sua tese para argumentar o que achamos certo.
    (2) Com o passar dos anos muitas pessoas passam por nossas vidas, e todas elas influenciam em nossas opiniões. Muitas vezes o que achamos que eram verdade com o passar dos anos e o nosso amadurecimento mudamos de opinião e de ponto de vista. Para mudarmos de opinião dependemos de pessoas com discursos que se sustentam e que vemos que nossas opiniões estavam erradas então mudamos ela para se adequar ao meio em que vivemos tudo isso graças a uma pessoa que nos fez mudar o ponto de vista, mesmo que o nosso ponto de vista estivesse certo, temos a capacidade de modificá-lo, só com a opinião de alguém.
    (3) A verdade das verdades depende da cultura em que vivemos, mas a única verdade mundial é que morremos, mas cada cultura vê a morte a sua maneira, alguns acreditam que continuaremos vivos após a morte, outros que iremos reencarnar e outras acreditam que apenas morreram.
    Mas tudo não passa de uma idéia cultural de cada povo.

    Gabriel E., Jasmine S.

    ResponderExcluir
  4. 1) Uma verdade só é verdade quando é dita, pois si for só pensada mais ninguém saberá dela, logo não pode ser concordada, tornando-a uma não verdade.
    2)Que a verdade do professor é a verdade que o aluno vai aprender e usa-la e sendo assim a sua verdade. Pois há confiança no professor, no que ele diz.
    3) é uma verdade na qual varias pessoas acreditam.
    Arthur e Bruna!

    ResponderExcluir
  5. 1- Para nós a característica da verdade humana é o dialogo entre as pessoas.

    2- Dialogo entre os professores e os alunos é uma coisa que depende muito do professor e dos alunos, muitas vezes os alunos não gostam do professor e não deixam ele se aproximar para ter um dialogo amigável, mas as vezes o professor não se importa muito em manter um dialogo com os alunos. No texto então diz que: O dialogo do professor e do aluno situa-se no seio do imenso horizonte da cultura humana. E esta correto.

    3-A verdade das verdades é absoluta, não que cada um tem a sua verdade, mas sempre temos uma verdade dependendo da nossa cultura, do que nos ensinam ser certo.

    Otávio e Jeferson

    ResponderExcluir