quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Resenha de historia


Torneios e competições:

Como é de se esperar, na idade medieval também super valorizavam a força,agilidade e destreza corporal.

Havia torneios entre cavaleiros, que montavam clãs, onde um clã competia com o outro, para a satisfação dos nobres. Com o passar dos anos o povo foi ficando menos ignorante e substituíam os homens por bonecos ou estatuas de madeira, assim os torneios começaram a ser modalidades esportivas, apenas para verificar as habilidades dos competidores.

Muitas dessas competições aconteciam ou redor do castelo ou nas cidades, em todos eles haviam um convocador, ele organizava e anunciava com certa antecedência as provas.

Um dos jogos favoritos dos burgueses era o PAUME (palma), muito parecido com a peteca.

Teatro de rua:

Os espetáculos teatrais ocuparam nos meios urbanos, o papel de passa-tempo, divertimento e lazer, sendo bastante admirado em praças publicas.

Jogos de azar:

O jogo de dados era muito praticado nos locais de convívio, apesar de ser proibido pela igreja era um dos principais formas de lazer dos homens.

No final do sec. XIII foi escrito no livro dos ofícios ,precisa indicação sobre a fabricação de dados e os mansos passaram a ser constantemente vigiados evitando a trapaça.apos algum tempo o jogo foi proibido pelos reis.

Os textos literários da época começaram a narrar situações dos jogadores,entre elas a mais conhecida é do homem que deu sua alma para o jogo, por sua vez o jogo ficou conhecido da corte na Itália e na frança após ter proibido,os jogos na nobreza eram quase iguais aos das tabernas,mas voltados a nobreza.

trabalho de: Gabriel,Paula K e Jasmine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário