quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Veganismo - Uma filosofia que protege os animais (inclusive o homem)

http://www.vegetarianismo.com.br/sitio/index.php?option=com_content&task=view&id=1514&Itemid=117

Embora não seja um tipo de dieta, o veganismo prega o consumo de alimentos naturais, como a salada verde com maionese de soja, servida no restaurante Vegan Vegan, em Botafogo

Passados quase 120 anos do fim da escravidão, um novo movimento “abolicionista” chama a atenção de parte da população e revela crescente número de adeptos. Trata-se do veganismo ou, simplesmente, vegan (leia-se vígan , ou, em bom português, vegano), composto por vegetarianos estritos, cuja filosofia prega o fim da escravidão animal. São pessoas que não comem e nem vestem nada de origem animal. Ainda pouco conhecidos no Brasil, os veganos também abordam temas relacionados à saúde e ao meio ambiente, com o objetivo de proporcionar mudanças nos hábitos alimentares e criar um bem-estar físico e mental em seus praticantes.

– Veganismo não é dieta, mas um estilo de vida. A mensagem que queremos passar é a de que os animais não são nossos e é imoral que os escravizemos – explica o economista David Turchick, 24 anos, ex-ovolactovegetariano (aquele que recusa carnes, mas consome leite, ovos e seus derivados) que, há cinco anos, tornou-se vegano.

Militante assumido pela causa dos animais, David já participou, ao lado de outros veganos, de polêmicas manifestações em vaquejadas, farras de boi e, até mesmo, em frente ao consulado da China (país onde o uso de pele de animais é excessivo) contra os maus-tratos e a violência aos animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário