quinta-feira, 3 de maio de 2012

Nomes: Luísa, Bruna, Arthur

Trabalho de Biologia 


Pteridófitas – Resumo.




São traqueófitas, o que as diferencia das algas e dos musgos. A água das raízes é transportada para as folhas por meio dos condutores, constituídos por células modificadas.
A maioria das Pteridófitas é terrestre e habita, de preferência, lugares úmidos e sombrios. A samambaia e a avenca podem viver sobre outras plantas, mas sem prejudicá-las.
São plantas sem sementes.
As pteridófitas, como as briófitas, se reproduzem por meio de um ciclo que apresenta uma fase assexuada e outra sexuada.
O esporófito é a planta propriamente dita. Possui folhas separadas em folíolos na forma de penas.

      Reprodução
Em certas épocas, na superfície inferior das folhas da samambaia, formam-se pontos escuros chamados de soros, onde se produzem os esporos.
Quando os esporos amadurecem, os soros abrem-se, deixando-os cair no solo úmido.
Cada esporo, então, pode germinar e originar um prótalo, uma plantinha bem pequena em forma de coração. O prótalo é uma planta sexuada, produtora de gametas; por isso, ele representa a fase chamada de gametófito.
No prótalo, formam-se os anterozóides e as oosferas. Os anterozóides, deslocando-se em água, nada em direção à oosfera, fecundando-a. Surge, então, o zigoto.
O Zigoto se desenvolve, transformando-se em uma nova samambaia. Quando adulta esta planta forma soros, iniciando novo ciclo de reprodução
.




Pteridófitas - Samambaia (letra)


Olha aí, nós vamos falar um pouquinho sobre as pteridófitascomo por exemplo a samambaia.Todo mundo aqui já viu uma samambaia?Olha lá, hein!Cante comigo, então.Olha a samambaia. Vê se não dá fora.De uma pteridódita é que eu vou falar agora. (bis)Você vai aprender, traqueófita ela é,pois tem vasos condutores que seiva transportarão.Sem flores, sem sementes, criptógama, então.E vai depender de água para a fecundação.Olha...Adulto samambaia, esporófito chamado,tem tecidos condutores, ele é vascularizado.E dentro do esporângio, a meiose acontece,os esporos são lançados e o ciclo permanece.Olha...Esporo chega ao solo, germinando é protalo.Tem rizóide, é reduzido, transitório e achatado.Gametângios e gametas no gametófito haplóide,arquegônio, oosfera, anterídio, anterozóide.Olha...Anterozóide nada, é um gameta flagelado,se desloca, procurando fecundar a oosfera.Chegando no arquegônio, o zoidinho penetrou,oosfera fecundada e o zigoto se formou.Olha...Zigoto, que é 2n, vai crescendo no protalo,por mitoses sucessivas, adulto vai ser formado.Esporófito adulto já pode reproduzir,esporângio forma esporo, tudo vai se repetir.Olha...E aí moçada! Esse é o ciclo das pteridófitas.Lembre-se que o adulto duradouro é o esporófito.

Um comentário:

  1. Muito bom o resumo, pessoal! E a música nem preciso dizer que adorei!
    Parabéns!

    ResponderExcluir