quinta-feira, 30 de junho de 2011

Lógica e Argumentação

Lógica e Argumentação
Exercícios facilitados pelo Prof. MSc. Renato Fonseca
Cada um dos pequenos textos abaixo contém um e apenas um argumento. Distinga, em cada um, entre as premissas e a conclusão (faça-o explicitamente, em uma folha à parte).
  1. Dado que todos os seres racionais são responsáveis por suas próprias ações, e visto que todos os seres humanos são racionais, segue-se que todos os seres humanos são responsáveis por suas ações.
  2. "É sabido que a interpretação de uma lei não é um ato de técnica jurídica pura e neutra, mas sim uma verdadeira opção influenciada por fatores ideológicos, culturais e políticos. Interpretar, portanto, é sempre uma escolha valorativa feita pelo intérprete a partir dos vários sentidos possíveis de uma norma legislativa”.(José Eduardo Martins Cardozo, Pela reforma sem súmulas vinculantes, Folha de São Paulo, 23/02/2003)
  3. João não vai à igreja, pois é um ateu e os ateus não vão à igreja.
  4. Consumiram-se três anos para o prédio do TRT ficar pronto; o reboco começou a rachar logo que ficou pronto; o sistema de refrigeração pifou; alguém deveria ser responsabilizado.
  5. O confisco da poupança pelo Governo Collor não deveria ter ocorrido. Trouxe grande sofrimento à população.
  6. A cidade deveria ressarcir a prefeita por suas despesas hospitalares, pela simples razão de que o acidente ocorreu enquanto ela se ocupava de questões de interesse do município.
  7. Já que apenas quem é capaz de citar literalmente vários artigos do Código sem consultá-lo está apto a passar no teste, é inútil que eu tente fazê-lo, pois não decorei nenhuma passagem do mesmo.
  8. Roberto deveria fazer mais exercícios. Seria bom para sua saúde.
  9. Antônio não está atendendo o celular. Já deve estar na reunião.
  10. "No procedimento acusatório, deve o promotor atuar como parte, pois se assim não for, debilitada estará a função repressiva do Estado." (Hélio Tornagui, A relação processual penal.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário